21 de abril de 2018





                             LEMBREI-ME

Amigo, amiga, estava aqui matutando, ruminando meus pensamentos, pensando nos acontecimentos quando ainda era mais jovem, lá pelas bandas dos meus dezessete, vinte e tantos anos, existia um programa de alfabetização para pessoas adultas. 
Sabe, aquelas que não tiveram a oportunidade de estudar quando crianças... Eram e são muitas criaturas em nossa sociedade, ainda não sabem ler nada, fazem a conta matemática só quando é para o dinheiro, resolvendo quanto de troco tem que receber, quanto tem de dar, reconhecer o dinheiro. Por descaso daqueles que administraram , os que administram nossa terra, não se tem mais esse programa "bendito" para ensinar os mais velhos, desprovidos dessa cultura que é inerente ao ser humano, precisa ser treinada, como se treina uma criança pela vida. A criança bem treinada, educada, leva para a idade mais adulta, até os sentimentos mais nobres, pois são observados e aprendidos em tenra idade. O amor, sentimento maior, a ternura, a meiguice não só nas mulheres, também nos homens, vai fazer um ser mais feliz, afável, cheio de boas energias, bons fluidos, distribuindo à aqueles a quem ama e reparte, sendo uma pessoa feliz por isso...
Minha mãe era analfabeta, teve possibilidades de ir a escola, mas o preconceito, a ignorância dos que cuidavam, impediram-na de aprender, nem que fosse um pouco, só o necessário para conquistar plenamente a vida... Hoje, temos toda tecnologia em nossas mãos, todo material avançado de pesquisa, nossos aparelhos eletrônicos, nossas máquinas fazedoras de sonhos, no entanto esquecemos  daqueles que foram nosso sustentáculo, fizeram-nos um bicho humano mais afável, mais solidário, prontos para o sentimento maior. 
Existem muitos analfabetos funcionais, muitos completamente analfabetos, clamando por conhecimento. Onde está o programa que os ampara? Não temos. Conheço uma pessoa com mais de noventa anos, doente, mas muito vivaz. Ela sabe ler perfeitamente, até ajudou muitos a aprenderem escrever as primeiras palavras, fazer contas de somar, dividir... Não temos mais isso! Que país! Que terra vivemos... Vamos ensinar todas essas relíquias, quanto aos sentimentos vão se aprimorando, no viver, no passar, nas pequenas compreensões, no entender por que estamos aqui!
Você já se perguntou? Sabe? Vamos refletir! O tempo passa, corre na maratona da vida, não espera pelos becos, é avassalador, ensina a cada passo, só observar, prestar atenção...

Autoria= Gino Marson      08/04/2018    10:57

Nenhum comentário:

Postar um comentário