24 de agosto de 2014



              
                         Verdades na Organização Política

No Brasil os partidos políticos não tem significância nenhuma. São meros amontoados de aproveitadores, enganadores da fé pública. O Senado também não tem significância alguma. Deveria ser fechado, apenas mantendo um congresso com no máximo 80 representantes. Cada gabinete de representante com apenas 2 assessores concursados. Mesmo quando houver troca de representante, lá estarão os 2 assessores.
A representação, começando pelas cidades, tem de ser serviço voluntário. Política não pode ser profissão.
Dos vereadores, em cidades com mais de 500.000 habitantes, receberiam apenas 2 salários mínimos como ajuda de custo. Não haverá verba de gabinete nenhuma. Temos o exemplo: Eles vão uma vez por semana tomar cafezinho  e conversar fofocas e amenidades. Os assessores seriam no máximo 3 para toda a Câmara. Um da área jurídica, outro da área social, mais um da área de engenharia, com a finalidade de verificar os projetos da Câmara e do executivo. Todos teriam que ser concursados.
No âmbito estadual, os representantes receberiam no máximo 6 salários mínimos , como ajuda de custo. O número de assessores para todos em torno de 10.
Na esfera federal, os representantes receberiam no máximo 10 salários mínimos como ajuda de custo, tendo que comparecer pelo menos 2  dias por semana na Câmara. Para estarem lá pessoalmente, teriam 8 passagens de avião por mês até Brasília. Há outras formas de comunicar-se nesses tempos modernos. Há a Internet que serve de veículo fácil e comprovativo.
Os cargos executivos, desde o Prefeito, Governador e Presidente, seriam considerados de gerenciamento, mesmo que eleito pelo povo. Seus salários e atuações controlados, sujeito a perder o cargo, tomando posse os que ficaram na votação posterior, independendo de partido ou agremiação. Isto tem efeito também para os representantes do legislativo. 
O voto, nas eleições, será voluntário, distrital e com 50% de partidos e 50% de pessoas da comunidade apartidárias.
Não deverá haver reeleição em hipótese alguma. Nenhum candidato que exerceu  o mandato, poderá se candidatar a outro cargo pelos próximos anos que perdurar novos mandatos.
Nas eleições municipais, estaduais e federais para o legislativo, como órgão fiscalizador, deverá ter o mesmo número de eleitos como " Fiscalizadores da comunidade" de forma totalmente voluntária, com a prerrogativa de verificar o bom andamento honesto dos representantes nas Câmaras.
Este ano, 2014, só de fundo partidário, tiraram de dinheiro público "Nosso" 400.000.000,00 de reais. Um roubo, um absurdo. 
As TVs são concessões estatais. Por esse motivo, a disseminação e propaganda dos nomes dos presidenciáveis, custariam quase nada. Muito pouco mesmo. Eles fariam uns 6 programas, mostrando suas intenções, onde o eleitor os escolheria. Por isso o voto tem de ser voluntário. O eleitor é que deve se interessar quem serão seus representantes. Uma responsabilidade social e comunitária. A participação, podem ter certeza, seria muito grande.
O país não é o Presidente, o Governador, o Prefeito. O pais como unidade participativa começa no indivíduo, na residência, na rua, no quarteirão, no Distrito, na cidade, no Estado, depois no total do país.
Há muito mais de se falar e comentar. Em alguma palestra eu poderia ser mais extenso, dizendo as verdades e não casuísmos. Casuísmo e um sistema viciado é o que temos de sobra. Só serve para uma elite que pretende se perpetuar no poder.

Difícil de Mudar
O que faz sofrer, todas as pessoas de nosso país, de todo planeta, não é tanto a diferença em que estão, mas os sistemas viciados que estão inseridas.
Autoria= Gino Marson   (Axiomas de Gino Marson)

Autoria= Gino Marson      24/08/2014     15:08 
                                                



            
                    Mãeeee

Mãe, ainda bem que poderás saber, sobre alguns sentimentos que não pude falar em outras ocasiões. Quando eu era muito pequena, por motivos que podem ser culpa de nós duas, não conversávamos muito. Furtei-me de sentir por completo o calor do seu amor. Estavas atarefada com os afazeres diários, preocupada com o bem estar de meu pai, embora eu não sentisse isso, esperando sempre umas migalhas para mim. Não reclamo de tudo, a vida bucólica da fazenda, com minhas bonecas, meu pequenos e improvisados brinquedos, preenchiam a vida pacata daquela menina franzina, esperta, fazendo reboliço por todo lugar que passava. Os dias passavam rápidos, quase não senti, logo depois, já me foi apresentada a vida dura, severa, na minha adolescência. Quase não percebi passar. De repente estava desfilando, cheia de trejeitos, fazendo encantar os rapazes de minha idade. Mãeee!... Quantas vezes em silêncio chamei por você. Não me ouvia, já estava longe. Me deixaste em mãos alheias, desconhecidas. Eles não me amavam como você!. Chorei sozinha, muitas vezes!... Nunca te esqueci!... Ainda eras a minha referência, o que na verdade  não tive. Não te culpo... Pode ficar tranquila. Eram tempos difíceis, bem sei.
Abandonada, eu me senti em muitos momentos. Outros, o abandono foi maior, com a falta do seu carinho. Agora que estou bem crescida, esse sentimento está impregnado em mim, penoso de tirá-lo, se confunde com o que sou agora. A experiência de ser mãe, já provei, por isso o ressentimento dentro de mim amenizou. A catarse já consegui, depois de refletir sobre nós. Nossas dificuldades intransponíveis arrefeceram. Sua figura já não me é assustadora. Vejo-a de forma singela, sem remorsos, ainda que sejamos bem diferentes; não na essência, pois estamos em paz, quase curadas desse mal que não se toca, não se vê, não tem forma, está nos nossos crespos; emaranhado, como a vida é em seu curso. 
Mãeeeee!... Não se amofine, durma tranquila, vive sem medo, despreocupe, sou ainda sua filha... Gostaria de falar mais... Poderia tropeçar nas minhas próprias palavras...

Autoria= Gino Marson         13/06/2014                 





                        Arrependimento

Na vida ariscamos, ou estamos condenados a não vivê-la intensamente. Ela é um desafio, uma aposta. Quando apostamos nela, viajamos. Um caminho as vezes espinhoso, outras, cheio de encantos. Vicissitudes que jamais encontraríamos, não fosse o apego às bobagens sociais e preconceitos. Se recusares viver assim; lá na frente o arrependimento de nada valerá, o tempo já passou, não podemos mais capturá-lo, não nos pertence, foi-se, não torna mais, é algo intangível a nossa natureza, incompreensível. Só resta a resignação e o arrependimento...

Autoria = Gino Marson     16/08/2014      21:13





                          Amigo de Verdade

És o meu melhor amigo. O melhor que encontrei. Mesmo aqueles que se dizem, não tem o carinho que você tem por mim. Nunca te esquecerei, jamais. Sua gratidão é mais que dos humanos. Mesmo quando um dia não puder mais ficar aqui, tiver que partir mesmo, não vou esquecê-lo. Te esperarei do outro lado... Se fores antes, me espera lá. Não vamos viver com pressa... Mas está tudo acertado. Está bem assim amigão?...

Autoria= Gino Marson     09/08/2014






                              Rosa Amarela

Devolvo-lhe esta rosa amarela, por sê-la muito corajosa: Mesmo crescendo entre os espinhos, sabe como contorná-los e florescer acima deles.O ambiente pode ser inóspito, a beleza é mais pura, visível; resiste a todas agruras, floresce sem importar-se com a aridez. Somos um pouco assim, também na vida cotidiana. Nunca maldiga os ambientes, sempre compreenda. Sentirás aparecer por quem és, não uma mera apresentação murcha.Ser vida é ser, sentir-se, envolver-se no outro, ter sempre um cantinho, mesmo que seja pouco...


Autoria= Gino Marson    21/08/2014

18 de agosto de 2014





                                      Verdades

Deus será perfeito, se o ser humano for perfeito. Deixe de cobrar suas mazelas a um ser que você criou. Deus somos nós; fazemos tudo que queremos, temos livre arbítrio, decidimos até sobre a morte. Ele existe porque está no nosso pensamento. E não se esqueça: Não existe a verdade absoluta; existe a verdade humana.

Autoria= Gino Marson    09/08/2014      16:40

                                




                   




                                       Aventura

Quem se atreve, por força divina, por vontade própria também, tomar o trem da vida, fará uma viagem inesquecível, pois a vida é um mistério e uma aventura. Nós gostamos dela porque é emocionante. O trem da vida nunca para, segue sempre para o infinito...

Autoria=  Gino Marson         14/08/2014   12:22

2 de agosto de 2014







                                          S O P R O


           Como uma voz no deserto. O vento
           açoita e se desfaz.  Chegará  lá  na  
           frente?  No  alvorecer?   Dissipará
          como  o    choro    sobre    a     face
          transformada? Um talvez que todos
          desejamos...  Um   futuro  cheio  de
          alegrias  e liberdade. 

          Autoria= Gino Marson   10/07/2014
          13:23


                                     ABENÇOADO


Nasceu miudinho, frágil, quase raquítico, pouco chorava, porém todos o amavam. Eram beijinhos daqui, beijinhos dali, uma profusão de carinhos, afagos que o cercavam. O rei da casa, isso é o que era. Os estranhos nem podiam relar. --- Cuidado! Pega com carinho, segura bem! --- Tais eram os tratamentos que ele sofria de tantos mimos. Começou a crescer e os problemas de saúde também. Certo dia, inesperadamente, teve uma convulsão, espasmos pelo corpo, pelas perninhas, a cabeça tremia um pouco, e não se sabia o que era. O diagnóstico veio logo, sem dúvida, era epilepsia. Os neurônios davam uma descarga e logo vinha o resultado. Não era mortal. Tinha de conviver com a doença. Só tomar um Gardenal por dia, estava pronto para suas traquinices. Já tinha doze anos, era uma graça, todos queriam abraçá-lo, até pessoas estranhas à casa. Não se recusava as meiguices  de outros que não lhe fossem conhecidos. O que entristecia, algumas poucas vezes, teve que ficar sozinho, embora que fosse com seu amigo, enquanto ela ia ao supermercado. Não chorava, isto não fazia parte do seu repertório... Brincava, brincava demais com seu amigo que tinha oito anos. Certas criaturas, vem a esse planeta para exemplificar a vida. Sofrem... muito as vezes, sorrindo sempre enquanto passam.
Há outro personagem, tem três anos, faz do "Spike" gato e sapato. Ele não reclama. Só faz, rrrrrr... rrrrrr. Nunca morde, só ameaça. O Renan diz:
--- Quieto Tadi! Para Tadi!... Vem aqui Tadi! --- Empurra com a barriga, e ele só rosna, rrrrrr! Morder; que nada, é uma alma anarquizada, cheia de bondade extremada, mesmo sendo chamado por um nome diferente do de batismo...

Autoria= Gino Marson    26/05/2014    17:l6




                                     M A R



                 Mar... Grandeza imensurável
                 Mesmo que seja nosso
                 Nos parece indomável
                 Como o potro jovem
                 A cobra nervosa, peçonhenta
                 A chuva desordenada
                 A criança birrenta
                 O homem ciumento
                 O cachorro desatinado
                 Mordendo os calcanhares
                 A mulher na TPM
                 Querendo compreensão urgente
                 O homem desesperado
                 Sem explicação coerente
                 Tudo misturado
                 Numa força descomunal
                 Sem explicação humana
                 Das forças que nos cercam
                 Poderosas, impetuosas
                 Parecendo-nos inocente
                 E o mar calmo as vezes
                 Outras arrasador
                 Sem se importar desumanamente
                 Com o que provoca
                 Num azul ofuscante e prepotente 

                 Autoria= Gino Marson    23/01/2014




 





                              S A U D A D E


Saudade é como se sente a falta de alguma coisa, falta de alguém. É ausência da posse. Não ter mais porque se foi. Está longe, não volta mais. Se foi por completo. Sua presença não nos premia. É tudo isso emaranhado. Amargo e doce ao mesmo tempo. Impregnado que está, indo e vindo, nos crespos do corpo. Definha mas dá força. Quase mata, revigora enquanto fica. Cura tudo, como se nada tivesse ausente...


AUTORIA= GINO MARSON     23/07/2014      10:30